Que a água é essencial à vida, isto todos sabemos, mas, você sabe as condições que a água precisa seguir para ser considerada própria para o consumo humano?
Em primeiro lugar, vamos definir o que é Água Potável. Segundo a Portaria GM/MS nº 888/21, Água Potável é aquela que atende aos parâmetros de qualidade para o consumo humano e que não ofereça riscos à saúde. Esta água também deve ter aparência límpida, sem a presença de odor e sabor.
A água é um recurso natural que é encontrado em abundância no planeta Terra. Contudo, apenas uma pequena quantidade de toda esta água é doce. Da água doce que temos, grande parte se encontra imprópria para consumo na forma como é encontrada na Natureza, e precisa ser tratada para poder ser consumida.
A Estação de Tratamento de Água (ETA) da Compacta Saneamento é um equipamento projetado para realizar o tratamento físico-químico da água, reduzindo a carga de poluentes, e removendo as impurezas e microrganismos patogênicos que possam estar presentes, tornando-a própria para o consumo humano.
Como funciona uma Estação de Tratamento de Água?
A Água Bruta, previamente armazenada em um reservatório, é bombeada para a ETA onde passa primeiramente pela Calha Parshall, onde é medida a sua vazão e dá-se início ao processo de tratamento.
A ETA conta com as seguintes etapas de tratamento: floculação, decantação, filtração e desinfecção.
Floculação
Ainda na Calha Parshall a água bruta recebe a dosagem de alcalinizante, até que o pH da água se encontre na faixa entre 9,0 e 11,0. A água então é encaminhada para o compartimento de mistura rápida, que é um tanque que contém um misturador, neste tanque é dosado o agente coagulante até que o pH atinja a faixa de 6,5 a 7,5 enquanto a mistura é agitada vigorosamente.
Após esta etapa o líquido flui para o compartimento de mistura lenta, onde é dosado o agente floculante. A agitação neste compartimento ocorre de forma mais sutil, com a velocidade adequada para o favorecimento da mistura e formação dos flocos, aglomerando as sujidades contidas na água. Após a floculação o líquido é então encaminhado para os decantadores, pela ação da gravidade, para o início da etapa seguinte de tratamento.
Decantação
Os decantadores são tanques que possuem o fundo cônico e uma camada de placas lamelares em seu interior. As placas lamelares servem para aumentar a superfície de decantação do tanque, aumentando a eficiência do processo e reduzindo a área necessária. Elas possuem o formato de colmeia e, ao entrar em contato com estas placas, os flocos de lodo se chocam e escoam por elas em direção ao fundo, facilitando o processo de decantação.
O líquido entra no decantador em sua faixa central através de um divisor de vazão, que tem por função distribuir o líquido uniformemente e diminuir a turbulência na entrada, evitando a agitação do lodo contido no fundo do tanque. O fluxo do fluido é ascensional, dirigindo-o ao encontro das placas lamelares. Os flocos de lodo maiores, decantam naturalmente diretamente para o fundo do tanque. Já os flocos menores são arrastados juntamente com a água e ao se chocarem com as placas lamelares são também levados a decantar para o fundo do tanque.
O lodo formado no processo de tratamento, que ficou depositado no fundo do decantador será direcionado para um tanque de armazenagem, podendo ser levado a um processo de desidratação e posteriormente encaminhado à aterro sanitário licenciado.
No topo do tanque, acima da camada de placas lamelares, a água clarificada é coletada através da calha de coleta, e está pronta para seguir para a próxima etapa de tratamento: a filtração.
Filtração
A unidade de filtração da ETA é composta por um filtro gravitacional. Seu leito de filtragem é composto por areia, carvão antracitoso e brita. A água entra na parte superior do filtro, percorrendo as camadas de elementos filtrantes. As impurezas contidas na água são retidas ao longo das camadas do filtro, saindo no fundo do equipamento a água limpa.
O filtro é equipado com uma bomba centrífuga, responsável por fazer o transporte da água filtrada para a etapa de desinfecção e também por encaminhar a água limpa ao filtro para o processo de retrolavagem.
A retrolavagem é uma etapa muito importante para o sistema de filtração, visto que as partículas retidas no filtro precisam ser eliminadas para que o equipamento siga trabalhando de forma correta. Na retrolavagem a água limpa entra pela parte inferior do filtro, fazendo o processo inverso à filtração, e levando consigo as impurezas retidas no equipamento, deixando o leito pronto para voltar a operar com eficiência. A água utilizada na retrolavagem é encaminhada para o reservatório de água bruta e posteriormente é novamente tratada.
Desinfecção e Fluoretação
A água já tratada recebe então a dosagem de cloro, para eliminar os microrganismos presentes, deixando a água própria para o consumo humano. A dosagem de cloro é realizada através de bomba dosadora e deve respeitar aos índices indicados pela legislação vigente. Esta etapa do tratamento é realizada em um compartimento chamado de tanque de contato, que serve para propiciar justamente o contato da água com o cloro pelo tempo necessário para a correta desinfecção.
Após a desinfecção a água é encaminhada para a tubulação onde ocorrerá a Fluoretação. Esta é a etapa final do tratamento da água, nela uma bomba dosadora injetará flúor na água, que segue para o tanque de armazenamento de água tratada. O flúor tem como função a ação profilática para o tratamento de cáries nos indivíduos que a consomem, e é exigida pela legislação para águas encaminhadas à população.
Vantagens da Estação de Tratamento de Água da Compacta Saneamento
A Estação de Tratamento de Água da Compacta Saneamento é desenvolvida pensando no correto tratamento da água, com tecnologia e segurança. Todos os compartimentos, incluindo tanques de armazenamento de produtos químicos e lodo, contam com sensores de nível, informando automaticamente quando é necessário realizar alguma ação para o correto andamento do tratamento.
Todas as bombas dosadoras são equipadas com sistema analisador e controlador, realizando automaticamente o ajuste de dosagens de produtos químicos quando necessário, otimizando desta forma o tratamento da água.
A tecnologia empregada pela Compacta Saneamento oferece a automação da ETA, que fornece segurança e comodidade na operação da mesma, além de equipamentos robustos. Toda a ETA é projetada para atender rigorosamente as legislações vigentes, sendo uma opção segura e confiável para a realização de seu projeto.