O sistema MBR (Membrane Bio Reactor) da COMPACTA SANEAMENTO integra o tratamento biológico com membranas de ultrafiltração/microfiltração para o tratamento de efluentes. A combinação dos dois tipos de tratamento gera um efluente com alto grau de pureza, livres de sólidos suspensos, bactérias e outros contaminantes. Nesse sistema a filtração realiza a separação de fases, dispensando o uso de flotadores e decantadores.
Aplicação
O sistema MBR é utilizado no tratamento de efluentes sanitários e industriais, sendo uma excelente alternativa para sistemas que visam alto nível de tratamento.
Funcionamento
O sistema MBR é composto por um reator aeróbio e um conjunto de membranas. O sistema de aeração no reator permite a formação de colônias de bactérias aeróbias em forma de flocos em suspensão, o lodo ativado. A principal diferença desse reator está na concentração de lodo no leito, que pode chegar a até 4 vezes mais, quando comparado com os sistemas tradicionais. O aumento da atividade microbiológica impacta diretamente no aumento da degradação da matéria orgânica, reduzindo parâmetros como DBO, DQO e nitrogênio total.
O efluente é forçado a passar por entre as membranas, as quais retém os sólidos suspensos e as bactérias. A separação física dos flocos ocorre através das membranas, que permitem apenas a passagem apenas de íons, moléculas de baixa densidade e água. O efluente final atende aos padrões mais rigorosos de descarte ou reúso.
Vantagens do Sistema MBR
- Substitui o decantador secundário e tanque de contato;
- Compacto, redução de espaço comparado com os sistemas tradicionais;
- Alta taxa de depuração de DBO e nitrogênio;
- Controle de odores, processo fechado;
- Alta qualidade do efluente tratado, reutilizável para fins não potáveis.