Estação de Tratamento de Água

Estação de Tratamento de Água

A solução em tratamento de água da COMPACTA SANEAMENTO utiliza processos físico-químicos avançados para eliminar a concentração de poluentes, materiais orgânicos e microrganismos patogênicos. Garantimos que a água tratada atenda aos rigorosos padrões da Secretaria de Vigilância Sanitária, conforme estabelecido na Portaria GM/MS n° 888, de 04 de maio de 2021.

Além da sua ótima eficiência e tecnologia para o tratamento de água, a Estação de Tratamento de Água da COMPACTA SANEAMENTO também se destaca por sua inteira capacidade de automação, o que proporciona máxima autonomia às indústrias ou concessionárias de abastecimento. Essa automação é possível devido ao controle em tempo real de parâmetros essenciais, como pH, turbidez, cloro, flúor e outros, além disso, é possível ter controle de vazão, pressão e volume de cada compartimento que compõe a ETA, realizado por meio do sistema de telemetria, que coleta as informações e envia para central de comando instantaneamente, esse sistema é vendido separadamente conforme necessidade especifica de cada seguimento, mas é um grande diferencial da COMPACTA SANEAMENTO, pois proporciona a opção de ter um ETA totalmente completa.

Detalhamento da tecnologia de tratamento

O processo de tratamento da Estação de Tratamento de Água possui suas etapas definidas em mistura rápida, mistura lenta, decantação, filtragem gravitacional e desinfecção.

O funcionamento da ETA inicia-se com a regulagem de vazão por um medidor ultrassônico acoplado à calha Parshall. Esse medidor fornece informações no mesmo instante sobre a quantidade de água entrando na estação de tratamento, permitindo seu ajuste conforme necessário. A calha Parshall, localizada no início do processo, também desempenha a função de dosar alcanizantes para estabilização da água, neutralizando a acidez. Os produtos químicos são armazenados em tanques fabricados em polipropileno, e as dosagem de produto químico são controladas por bombas dosadoras de alta eficiência.

Após isso, a água entra no processo de tratamento de mistura rápida que nada mais é do que um compartimento bem calculado com um misturador eficiente, nessa etapa é adicionado coagulante para formação adequada de flocos. Em seguida, a água é direcionada à etapa de mistura lenta, onde ocorre uma mistura junto do floculante polimérico, esse processo de mistura lenta propicia as condições ideais para a união eficaz dos flocos, resultando na sedimentação eficiente das impurezas presentes na água.

A etapa de decantação é meticulosamente planejada e dimensionada para garantir a eficiência da sedimentação do lodo, levando em consideração a hidráulica do processo. Parâmetros críticos, como tempo de residência, vazão e velocidade, são cuidadosamente projetados para prevenir qualquer fator que possa comprometer a eficácia da sedimentação. Nessa fase, a sedimentação é facilitada por placas lamelares, as quais promovem a separação entre a água e o resíduo/lodo. Esse arranjo possibilita que o lodo se deposite no fundo do tanque de decantação devido à ação da gravidade. A forma construtiva e a análise hidráulica minuciosa são cruciais para garantir que a fase de decantação alcance os resultados desejados sem perda de eficiência.

O lodo resultante deste processo é direcionado, para um tanque de armazenagem, podendo ser bombeado para um sistema de desidratação ou secagem.

Já a água clarificada proveniente do decantador é direcionada para a unidade de filtração através de uma calha de coleta. Esta unidade de filtração é formada como um filtro gravitacional de fluxo descendente, operando à gravidade e equipado com camada filtrante composta por areia, carvão e pedregulho. A taxa de filtração segue as diretrizes estabelecidas pela norma NBR 12216.

O filtro gravitacional é equipado com uma bomba centrífuga encarregada tanto da filtração quanto do processo de retrolavagem.

Após a filtração, a água tratada segue para o compartimento de desinfecção. Neste estágio, o teor de cloro é ajustado por meio de uma bomba dosadora. Posteriormente, a água passa pelo processo de fluoretação para a adição de flúor.

A água tratada é então encaminhada para o tanque de armazenamento de água tratada através de uma tubulação que incorpora uma válvula atuadora pneumática, um medidor de vazão eletromagnético e um radar de nível ultrassônico no tanque.

Automação e controle

A dosagem de produtos químicos na Estação de Tratamento de Água da COMPACTA SANEAMENTO é executada por meio de bombas dosadoras projetadas para garantir a entrega precisa da quantidade programada de produtos químicos. Todas elas possuem um sistema analisador e controlador, que opera de maneira a analisar continuamente a qualidade da água sendo tratada. Quando detecta a necessidade de ajustar a composição química, esse controlador emite um sinal para a bomba dosadora correspondente. Esse sinal instrui a bomba a dosar a quantidade exata do produto químico requerido, visando otimizar a qualidade da água tratada.

Além disso, todos os tanques de armazenamento, seja de produtos químicos, de lodo ou de reservatórios de água da COMPACTA SANEAMENTO estão equipados com sensores de nível. Esses dispositivos monitoram constantemente o nível dos tanques e emitem alertas sobre o funcionamento do sistema. Esses alertas incluem informações sobre a quantidade de produto químico que está sendo dosada, quantidade total presente nos tanques, alertas de níveis baixos de produtos químicos, alerta de nível alto de lodo no tanque de armazenamento, e alerta de níveis baixos ou altos para os reservatórios de água bruta ou tratada. Isso assegura um controle preciso e eficiente do processo de tratamento, garantindo a conformidade com os padrões de qualidade da água.

Todo o sistema de tratamento de água desenvolvido pela COMPACTA SANEAMENTO pode operar de forma automatizada, permitindo a integração e transmissão de dados do equipamento para dispositivos que contêm o software de monitoramento. Essa comunicação é viabilizada por meio de sinais de rádio, conexões wi-fi, chips de celular ou outras tecnologias similares, possibilitando a medição de parâmetros como vazão, nível dos tanques, indicadores da qualidade da água tratada, além do controle do painel das bombas e dosadoras, entre outros aspectos relevantes do processo.

Casa de químicos

A Estação de Tratamento de Água da COMPACTA SANEAMENTO possui como parte integrante do seu projeto uma Casa de Química, um ambiente projetado especificamente para o armazenamento de produtos químicos e equipamentos que compõe a estação, e também para a preparação de soluções e análises rotineiras da água. Este espaço centraliza as operações químicas cruciais para o eficiente tratamento da água, garantindo controle e segurança na manipulação de substâncias químicas essenciais para o processo.

Por que escolher a Compacta Saneamento?

Assistência técnica

Transporte

Tudo em um ( da consultoria até o monitoramento do sistema)

Entre em contato conosco agora para começar!

Faça hoje mesmo seu projeto personalizado para estação de tratamento e dê o primeiro passo para alcançar a excelência em tratamento de água e esgoto.